A importância do filtro de ar para o compressor

Sua principal função é filtrar impurezas presentes na atmosfera como pólen, fuligem e partículas de sujeiras, que poderiam eventualmente ou a longo prazo causar danos a unidade compressores e demais componentes do compressor. É, portanto, a primeira barreira contra impurezas do ambiente.

O filtro de ar influencia diretamente no desempenho e durabilidade do compressor. Um filtro obstruído evita a entrada do ar na unidade compressora e diminui a eficiência do compressor. Um filtro que esteja danificado ou de má qualidade deixa entrar partículas que diminuem a vida útil dos componentes do compressor.

Os compressores de menor porte, geralmente, utilizam um filtro de ar simples, de apenas um estágio. Em compressores de maior porte é comum, atualmente, a utilização de um filtro para serviço pesado “heavy duty” (Fig. 1). O filtro para serviço possui 3 estágios de separação de impurezas, ciclone, filtro primário e filtro secundário ou também conhecido como filtro de segurança.

Filtro de ar tipo serviço pesado

Fig. 1 – Filtro de ar para serviço pesado

O elemento do filtro de ar é um componente relativamente barato, mas pode ser o responsável por danos de alto custo ao motor pela negligência de sua substituição dentro das especificações indicadas pelo fabricante.

Algumas dicas:

  • O tempo de intervalo de troca, indicado pelo fabricante, prevê que o compressor esteja instalado em um ambiente limpo. Nos demais casos é recomendável que seja feita uma inspeção diária/semanal no filtro para se determinar o tempo de intervalo de troca.
  • Em um ambiente muito sujo, recomenda-se a instalação de um filtro de serviço pesado e/ou instalação de dutos para aspiração de ar mais limpo.
  • Não é recomendável “limpar” o filtro de ar.

Leave A Comment