Todo vaso de pressão, incluindo os reservatórios de ar comprimido, deve ser submetido a inspeções periódicas de acordo com a NR-13 do Ministério do Trabalho e Emprego. Porém a NR-13 determina não somente a inspeção periódica mas, também, que exista um projeto de instalação e o prontuário do vaso. Executamos todos os serviços necessários para adequar sua empresa as exigências da NR-13.
O teste hidrostático irá determinar a máxima pressão de trabalho admissível (PMTA) do vaso. Nesta inspeção também verificamos as condições da instalação e do vaso. A inspeção gera um relatório que é anexado ao livro de registro de atividades do vaso, indicando se o mesmo esta apto ou não para o trabalho, se há melhorais a serem feitas e o tempo de validade do teste.
Caso a empresa não tenha, confeccionamos um novo livro e fornecemos uma etiqueta de identificação.
Sempre que houver deslocamento do vaso o teste deverá ser feito, ou seja, mesmo que o vaso seja novo, o teste feito em fábrica não tem validade e deve ser feito um novo.
Os equipamentos que utilizamos nos testes são aferidos e calibrados anualmente.
Todo vaso quando sai de fábrica possui um prontuário que mostra a forma construtiva, materiais utilizados e código de projeto com o ano da edição.
Em caso de perda deste documento, podemos refazer o prontuário para que não ocorra autuação em caso de fiscalização.
O vaso de pressão deve ser instalado seguindo as normas de segurança da NR-13, evitando, assim, acesso não autorizado de pessoas. O projeto de instalação, também, visa dispor o local com acesso adequado em caso de manutenção e/ou inspeção.
Fazemos o projeto de instalação do seu vaso, adequando e garantindo a segurança dos seus funcionários.
Projeto de instalação vaso de pressão